PARCERIAS DO NACES

À luz de uma perspectiva inclusiva, e em resposta aos dispositivos legais que preconizam a garantia de um sistema educacional acessível em todos os níveis de ensino, a política de gestão da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE - tem sido pautada sob os ideais da inclusão e da acessibilidade, com vistas a implementar práticas que garantam a todos os estudantes, indiscriminadamente, os recursos e os meios necessários para participarem das atividades de ensino, pesquisa e extensão, com o máximo de autonomia e sucesso ao longo de sua trajetória acadêmica.

Neste sentido, o Núcleo de Acessibilidade tem firmado parcerias com Pró-Reitorias para promoção de programas institucionais que viabilizem ferramentas de apoio a discentes com necessidades específicas.

O Programa de Tutoria por Pares é ofertado através de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Graduação, a PREG, e o Núcleo de Acessibilidade, e é caracterizado como uma atividade acadêmica na qual um estudante, bolsista ou voluntário, denominado tutor, utiliza estratégias pedagógicas específicas e individuais que contribuem para o desenvolvimento de competências educacionais, sociais e interpessoais de outro estudante, denominado tutorado, através de apoio nas atividades acadêmicas e/ou outras atividades que subsidiem a permanência e a participação do estudante tutorado na UFRPE.

O Programa de Acessibilidade é ofertado através de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Gestão Estudantil e Inclusão, a PROGESTI, tem como finalidade a concessão do benefício em pecúnia (Bolsa de Apoio Acadêmico para Acessibilidade) a estudantes que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica durante o curso e possam contribuir com a trajetória acadêmica de estudantes com necessidades específicas.

Ambos os programas baseiam-se nos princípios previstos na Política de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no sentido de efetivar o processo de inclusão de forma a garantir a igualdade de condições e a equidade no acesso, permanência e êxito no percurso formativo do estudante.